sábado, 25 de julho de 2009

Finalmente!

Ahhh! Finalmente, depois de meses e mais meses de atraso, o Imax inaugurou ontem aqui em Curitiba. E como fiel escudeiro de novas tecnologias para o cinema, lá estava eu, na sessão das 19:30 de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, que contava com 12 minutos de cenas 3D. Risquei mais um item da minha lista, "Um bilhão de coisas para se fazer antes de passar desta para uma melhor", assistir HP no Imax! Teve gente me chamando de viciado, teve gente me chamando de MAU, teve gente me chamando de louco, mas mesmo assim eu fui! Não podia deixar de ir na inauguração. =D
Gente, pensem num negócio grande, mas grande mesmoo! Eu entrei na sala uns 20 minutos antes e fiquei perambulando lá dentro, fuçando cada detalhe daquela maravilha, e admirando aquela enoorme tela com seus 300m². É realmente uma experiência única. Jamais havia visto algo tão emocionante. Lágrimas escorreram de meus olhos quando me dei conta que estava lá. Uma espera de 8 anos, emfim, cessada. (Que emo, não?)
Bom, enfim. Como eu sou um cara metido a crítico chato, vamos dividir este post em duas partes, os Prós e os Contras do Dom Bosco Imax Theatre.

Hall de Entrada do Dom Bosco Imax Theatre.

Bomboniére. - Vai uma pipoca aí? R$8,50.
Prós.
Gente, pense num lugar grande. De novo!. Vamos fazer uma pequena comparação aqui. Imagine uma televisão lcd de 42". Agora, vá lá no seu jardim, e pegue um inseto, relativamente pequeno (pode ser uma joaninha, uma formiga uma mosca, o que você quiser), e coloque-o em frente à essa tv. Agora adicione mais 346 insetos a frente da tv. Essa é a dimensão de uma sala Imax, na qual a tv é a tela, e a formiga, é você. É realmente assustador o tamanho da imagem.

Preste atenção no cara lá em baixo na frente da tela. Isso que só da pra ver 1/3 da altura dela.

A tela tem nada menos do que 16 metros de altura e 20 metros de comprimento. É a maior tela do país. Além do formato côncavo, que alcança (quase) toda a visão periférica do espectador. A brancura da tela é tão perfeita, que proporciona uma imagem muito mais nítida e muito mais brilhante do que os cinemas normais.

Tentativa de foto, da tela Imax. =D

Outra coisa que também espanta é o tamanho da sala. Enquanto os cinemas normais contam com 100, 150 lugares, a sala Imax tem capacidade para 347 pessoas mais assentos para pessoas com necessidades especiais. As poltronas revestidas em couro, são confortáveis e reclinam a parte do assento, facilitando o trânsito de pessoas. Sem falar na geometria da sala, pensada exclusivamente para a atração.

Assentos da sala Imax. As duas fileiras da frente são reservadas as pessoas com necessidades especiais.

A única coisa que eu vou falar nos prós e não vai constar nada nos contras, é o som. Esse sim, merece meus aplausos. É simplesmente fantástica a qualidade do audio. O sistema de 7.2 canais conta com 14 mil watts de som digital, cuidadosamente alinhados para que todos possam ouvir igualmente em qualquer ponto da sala. Ou seja, o som acompanha o espectador. O volume do audio é impressionante, e a frequencia dos graves mais ainda. É simplesmente o melhor sistema de audio para cinema que eu já vi na vida.

Atrás das poltronas e no alto, alguns dos canais de audio da sala.

Mas a melhor parte, eu deixei para o fim. O sistema 3D Digital da sala Imax. É a coisa mais impressionante que eu já vi em termos de imagens 3D. É realmente realista. É assombroso. É como se você estivesse realmente dentro do filme e pudesse tocar nos personagens e objetos. A sensação é maravilhosa. Nos primeiros minutos, pode até ocasionar dor de cabeça e tontura, para quem não esta acostumado a projeções 3D (como eu ou a maioria dos cidadãos), mas depois que acostuma, é a coisa mais impressionante do mundo. O sistema 3D Digital, é diferente dos sistemas de cinemas 3D comuns. Ao invés de usar aqueles velhos óculos vermelhos e azuis, que criam um efeito sobre um amontoado de rabiscos verdes, o óculos usado no Imax, é leve com uma lente produzida de um material especial sem nenhuma cor, como uma lente normal.

Óculos usado nas projeções 3D Imax.

A função dos óculos é separar a imagem de 2 projeções simultâneas na tela, que criam um efeito 3D. Cada lente enxerga a imagem de um projetor, e o cérebro humano se encarrega de juntar as duas de forma sucinta. Se você tirar os óculos durante as projeções 3D, tudo que você verá serão cenas normais de um filme normal. A magia mesmo, acontece depois que os óculos são usados.

Sala de projeção Imax.

Esse é o lado bom do Imax! Agora vamos para os contras.

Uma das coisas que realmente me deixou chateado, foi a de terem cometido o mesmo erro, da sala Imax de São Paulo. Para lucrar mais e mais, a empresa colocou muito mais poltronas do que o recomendado, o que fez a sala ficar um pouco apertada. Durante as projeções 3D um pouco da magia se esvai, pois como estão muito proximas as poltronas, você enxerga os "cabeções" durante o filme. É realmente frustrante. Outra coisa também que se fala muito mas na real, é um pouco de marketing escessivo. A divulgação promete total cobertura do campo de visão periférica dos espectadores. ERRADO! Isso só acontece, se você sentar exatamente no meio da sala, e lá na frente. Por a tela ser menor do que o tamanho padrão, ela ainda deixa um espaço na visão dos espectadores. E dependendo do lugar que você senta, isso é muito prejudicado. Como as poltronas estão próximas uma das outras, elas não são reclináveis. No caso de um filme com mais de duas horas de duração, a pessoa se cansa de ficar na posição ereta da poltrona e acaba se mechendo mais, atrapalhando os outros espectadores. Os Filmes em 2D que não são produzidos para imax, não usam todo o tamanho da tela. Sobra de 1 a 2 metros abaixo e acima da imagem.
Mas o mais importante é o preço. Meros R$30,00 para assistir a uma sessão 3D e R$25,00 para 2D. Eu acho um preço muito "salgado", mas vale cada centavo gasto. Lembrando que, Idosos (60 anos ou mais), Portadores de deficiência, estudantes e doadores de sangue, pagam meia entrada mediante comprovação. Alunos do Dom Bosco, além de pagarem meia, têm desconto de 10%. Portadores de cartão de crédito Itaú/americanas, tem 50% de desconto na Inteira. Funcionarios e Professores da rede Dom Bosco 5% de desconto. Outra coisa também que me deixou intrigado, foi a falta de produções cinematográficas para Imax. Nessa semana de inauguração, por exemplo, só há 2 filmes em cartaz: Estação Espacial 3D (Todos os dias às 12h.) e Harry Potter e o enigma do Principe (Todos os dias às 13:30, 16:20, 19:30 e 22:35) Com os 12 primeiros minutos em 3D.
Agora eu vou ter que expressar minha indignação. Tá certo que eu paguei R$12,50 pra ver Harry Potter (que é o preço da meia dos filmes em 2D) mas passar os 12 primeiros minutos em 3D? Poxa, não tem ação nenhuma! A cena mais legal é a abertura do filme como Logo da WarnerBros vindo pra cima da gente. Deviam ter feito pelo menos a cena do "Argus Temperas" do Dumbledore em 3D! Ia ser muito mais emocionante. Então, fique esperto. Harry Potter, só os 12 primeiros minutos em 3D. Outro detalhe, Imax só projeta filmes dublados, porque não se faz legendas em filmes 3D. Uma porcaria isso, mas fazer o quê, né?

Então galera, é isso aí. Por mais que eu fale, fale e fale mais um pouco, vocês só vão realmente entender quando forem lá. Minha avaliação final? Apesar dos erros que poderiam ser evitados, vai receber um excelente. Então, não espere mais nada e vá ao Dom Bosco Imax Theatre. Vale cada centavo. Aí sim, vocês vão entender realmente o conceito de "Magia do Cinema".

Até a próxima, povo!

I'll be Back!

#assistafilmeslegendados(comexcessãodoimax).
#váaoimax!

4 comentários:

Luana F, disse...

Okay, me fez ficar com MAIS vontade de ir no imax D:
Você é muito mau ph, sério mesmo u__________u

Nânná disse...

faço minhas as palavras da Luana,
Eu vou sequestrar vc e fazer vc me levar lá! /rum!

Dani Nogueira disse...

Sei que estou atrasada nesse assunto, mas só li o post agora.

Eu vi HP7-2 em 3D IMAX e foi F-E-N-O-M-E-N-A-L!!!

O filme inteiro foi em 3D e o som foi maravilhoso. Não perdi nenhum momento de 3D e não foram só os 12 primeiros minutos não, viu?!

Vi aqui em SP, no shopping Bourbon.

bjs

Dani Nogueira disse...

Ah, esqueci de dizer: a sessão que eu vi foi legendada e não dublada.

;-)